10 maneiras de fazer um marketing eficiente por e-mail

21 de setembro de 2016, por Pontual TI

Sabemos que o e-mail marketing é uma das formas mais eficientes de trazer nossos clientes ou novos negócios para a sua empresa, porém ele precisa ser trabalhado de uma forma inteligente e cuidadosa, pois qualquer deslize pode fazer sua campanha ir por água abaixo e não ser aberta por quase nenhum usuário/cliente. Pensando nisso, listamos 10 dicas de como fazer um marketing eficiente por e-mail.

  1. INVISTA EM SUA BASE DE E-MAILS
    1. De nada vale ter uma listagem enorme e irrelevante para o negócio. “Já tivemos mailing de 25 mil e-mails e não sabia-mos nem o nome das pessoas”, diz Maurício Renner, editor do site de tecnologia da informação Baguete. “Depois de constatar que muitas mensagens não eram sequer abertas, fizemos uma campanha de recadastramento e temos hoje uma base consistente de 8.700 assinantes.”
  2. ABRA UM CANAL PARA OPT-OUT
    1. Em todos os e-mails que enviar, disponibilize um link para descadastramento — caso contrário, a sua empresa corre o risco de ficar associada ao desrespeito e à prática de spam.
  3. ACERTE NA FREQUÊNCIA
    1. A não ser que tenha autorização do cadastrado para envios mais frequentes, atenha-se aos e-mails quinzenais ou no máximo semanais. O excesso de e-mails pode gerar uma imagem negativa.
  4. SEJA RELEVANTE
    1. Analise os links clicados pelos destinatários para identificar grupos de interesse. Se houver tribos bem distintas, segmente sua base de contatos, de modo a criar e-mails efetivamente relevantes para quem recebe.
  5. POSSIBILITE A TROCA
    1. Não se restrinja a enviar mensagens. Apresente para o destinatário um canal de aprofundamento e interação, seja por e-mail, fone, site ou blog. Em sites e blogs, disponibilize formulários de cadastro e apresente a possibilidade de indicar amigos.
  6. DOSE O TAMANHO DOS ARQUIVOS
    1. Não carregue os e-mails com imagens ou anexos pesados. Caso queira disponibilizar arquivos grandes para o destinatário, gere um link que conduza a eles.
  7. SEJA OBJETIVO
    1. Tenha títulos e mensagens objetivas. Seu e-mail concorre com várias outras mensagens — você tem poucos segundos para atrair quem lê.
  8. DRIBLE O ANTI-SPAM
    1. Antes de liberadas pelos provedores, as mensagens passam por filtros anti-spam. Existem palavras ranqueadas em mecanismos específicos — se uma delas atinge certa pontuação, é interpretada como lixo. “Sexo”, “Viagra” e links para o Orkut, por exemplo, alcançam muitos pontos. Em períodos de programa Big Brother Brasil, “BBB” é um termo que também assusta. Antes de disparar várias mensagens eletrônicas convém testar o envio para endereços de provedores distintos. Uma vez aprovadas, tudo OK para o restante do grupo.
  9. INVISTA NO ENVIO
    1. Há empresas especializadas em envio de e-mail marketing. Elas têm pacotes econômicos para envios reduzidos, como mil mensagens mensais. O disparo “doméstico” costuma ser barrado pelos provedores.
  10. MENSURE OS RETORNOS
    1. O e-mail marketing não é mero instrumento para divulgação. Trata-se de um modo de conhecer melhor o cliente e identificar suas preferências. Tome as mensurações feitas por empresas de e-mail marketing como formas para incrementar seu negócio. Você pode inclusive fazer testes, enviando diferentes mensagens para dois grupos e comparando os retornos obtidos.

 

Fonte: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI114018-17156,00-MANEIRAS%20DE%20FAZER%20UM%20MARKETING%20EFICIENTE%20POR%20EMAIL.html