Diferença entre seu Site e suas Redes Sociais. Para que serve cada uma delas?

29 de março de 2019, por Pontual TI

Cada vez mais importantes na vida das pessoas, as redes sociais vêm ganhando um espaço importante no marketing e, em muitos casos, se tornando o principal canal de comunicação entre empresas e seu público.

Mas esse crescimento acelerado das redes sociais, muitas vezes, acaba sendo um empecilho para novos empresários que não conseguem entender a verdadeira função de uma rede social, em comparação com as verdades funções de um site.

Nesse artigo, falaremos um pouco sobre sites ou redes sociais e como utilizar cada uma em seu negócio.

 

PARA QUE SERVEM AS REDES SOCIAIS?

Sem dúvidas, muitas pessoas vêm se fazendo a mesma pergunta, ao longo das últimas semanas.

Afinal, devo investir em site ou redes sociais?

A utilidade básica de uma rede social, como o nome dela diz, é criar uma interação entre sua empresa e o público, a ideia aqui é socializar, então, você deve ter em mente que a rede social será usada com o propósito de alcançar público, mostrar suas novidades.

Criar um relacionamento com os seus clientes e gerar espaço para a troca de ideias, nesse sentido, é super importante ter redes sociais para que as pessoas tenham a facilidade de dizer o que pensam e para que você possa aproveitar essas ideias.

 

PARA QUE SERVE UM SITE?

Mas a questão entre site ou redes sociais não é tão simples assim, o site é um espaço apenas seu na internet.

Com um bom site você pode se posicionar, trabalhar a identidade visual da sua marca e criar um ambiente que, ao mesmo tempo, servirá de portfólio e de banco de dados.

Enquanto as redes sociais servem para atrair o público, os sites têm o papel mais tradicional de fornecer conteúdo e informações.

Seus clientes se sentirão muito mais confiantes ao escolher a sua empresa, se você tiver um site bem construído, onde eles possam tirar as dúvidas e escolher o produto ou serviço mais adequado para a situação.

 

QUAL A ESCOLHA CERTA PARA MIM?

Não existe uma escolha certa e você não precisa escolher entre site ou redes sociais, você pode utilizar esses dois tipos de plataforma na sua estratégia de marketing.

Muitos sites são construídos para englobar funções das redes sociais, enquanto as redes sociais são perfeitas para divulgar o seu site.

Quando se trata de alcançar o crescimento da sua empresa o ideal é que você tenha sempre a estratégia mais completa e com isso você possa alcançar muito mais efetividade em cativar o seu público.

 

DEVO USAR TODAS AS REDES SOCIAIS?

Você não precisa utilizar todas as redes sociais, ao optar entre site ou redes sociais, você pode ter a impressão de que todas as redes sociais farão parte da escolha e isso não é verdade.

Você apenas deve usar redes sociais que você realmente entenda e que sejam relevantes para o seu público, faça uma análise de mercado e aprenda sobre as redes sociais que o seu público-alvo costuma utilizar.

Aprenda o que for necessário para utilizar da melhor forma possível as escolhidas e não perca tempo tentando utilizar todas, pois, é provável que você acabe ficando sem tempo e sem ideias de conteúdo.

 

MEU SITE PRECISA SER UM BLOG?

Nem todo site precisa ser um blog. Novamente, ao pensar na escolha entre site ou redes sociais, muitas pessoas decidem que é necessário seguir o padrão e criar o seu site no formato blog.

De fato, blogs são bem comuns na internet e eles são ótimos para quem tem muita informação a passar, ou quem deseja criar conteúdo de nicho que será relevante para o público.

Mas existem situações em que a sua empresa não precisa de um blog, quando você tem uma empresa voltada para a fabricação de produtos ou para o varejo, nesses casos, você não tem um nicho cultural específico, por isso, seu site não precisará de um blog.

 

CONCLUSÃO

Site ou redes sociais? Essa pode ser uma dúvida na hora de decidir o que você utilizará primeiro, mas, sem dúvida, não é nada que você precise quebrar a cabeça.

Construa sua relevância, ao mesmo tempo, nas duas plataformas, assim, o alcance será mais orgânico e você terá muito mais conteúdo a oferecer para o seu público ao longo do tempo.